terça-feira, 9 de junho de 2009

Denúncia - Direitos dos atletas surdos

Pessoal,

Estive no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre, para fazer uma matéria promovida pelo Globo Esporte que ia mostrar na terça feira (09/06), às 13hs.
Só que eles exigiram a gente falasse, sem usar LIBRAS (Língua de Sinais Brasileira) e sem intérprete, é mole?!?!
Teve muitas discussões, eles ligaram para o responsável da matéria. E disse que somente será aceito com a fala, e a Confederação Brasileira de Desportos Surdos (CBDS) não gosta que os atletas que representam a seleção brasileira usando a fala para entrevistas, filmagens, meio q parece uma “regra” p CBDS. Se nós falássemos,existe uma grande possibilidade de não irmos para Olimpíadas! Não é proibido falar sim, mas temos respeito aos surdos de todo o Brasil, mostrando a importância da LIBRAS e ainda mais, conseguimos o interprete, o que tem mal disto?!?!?.
Somos uma comunidade majoritária, e a nossa primeira língua é LIBRAS, já oficializada pelo Governo, no ano 2002. Por isso o nosso pensamento era LIBRAS.
Globo Esporte não aceitou. Não nos respeitou. E nós resolvermos que não íamos filmar, e eles não conformaram.
E queriam pegar a matéria anterior na ULBRA, sabe? (Foi filmada em Abril, se não me engano. Nós usamos a fala) E nós não aceitamos! Pois sofremos muito com a crítica dos surdos de todo o Rio Grande do Sul, alguns do Brasil. E a CBDS nos deu uma advertência. Ficou meio complicado! Até ofereci para dividir, algum momento eu falando e outro momento, eu sinalizando (usando LIBRAS). Eles não aceitaram. Só queria a fala, nós, surdos, ainda sendo oprimidos por eles? Sem respeitar a nossa língua! É sério, putz!
Nós, eu e meu parceiro, sentimos preconceito, pois foi uma discriminação enorme. Não ficamos legais. O nosso treinador nos apoiou e cancelou a filmagem.
A nossa intérprete não gostou das declarações da reporter e quer denunciar! Pois a repórter acusou ela de fazer uma lavagem cerebral em nós, achando que está nos pressionando, é mole?!??!
Não foi justo!
Foi meio complicado! Nós não íamos entender muito bem o que a repórter ia falar. Conseguimos um intérprete voluntário, melhor ainda, ÓTIMO.
Para piorar, eles não aceitaram! Foi difícil encarar esta situação!
Meu parceiro ficou chateado e magoado com as declarações da repórter! Ele não queria que fosse assim! Assim como eu!
É uma pena que tenha acontecido isto!

Queremos denunciar!
Divulga ae, temos que acabar com este preconceito, com esta discriminação que ainda está em nossa volta!

Abraços,
Gelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário